Prezado(a) usuário(a),
O sistema Logicar Rental V6 foi descontinuado ficando sem atendimento de suporte e licenças não puderam mais ser registradas.
Isso ocorreu porque infelizmente a empresa gestora do sistema encerrou suas atividades.
Sou programador do Logicar e fui notificado que clientes não estavam mais conseguindo registrar suas licenças. Cheguei a fornecer suporte no que pude para alguns, mas pouco pude fazer.
Desde dezembro de 2020 estou procurando reconectar partes do sistema, à medida do possível, incluindo reaver este domínio (logicar.net.br) que era utilizado no suporte, para que eu possa fornecer alguma ajuda aos que ainda utilizam este programa.
Sei que na internet há muitos golpes e eventuais desconfianças podem ocorrer, naturalmente. Sendo assim, segue abaixo esclarecimentos mais detalhados sobre o que aconteceu com o Logicar, os problemas de registro, no que tenho condições de fornecer suporte e limitações.
ESCLARECIMENTOS
QUAL FOI O MOTIVO DO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO LOGICAR?
A Versão 6 do Logicar foi erroneamente comercializada com a possibilidade de não ter mensalidades ou qualquer receita periódica. A proposta seria suporte avulso e atualizações por demanda (os clientes pagariam pela atualização ou suporte solicitado avulsamente) para manter a estrutura do sistema (comercial, suporte e desenvolvimento).
Isso para concorrer como uma alternativa aos sistemas em nuvem que cobram mensalidades. Mas foi um formato que não deu certo.
Muitos já ficavam satisfeitos com as versões adquiridas e não precisavam das atualizações e o volume de suporte avulso era muito baixo, devido ao funcionamento estável do sistema no geral.
A tentativa de oferecer planos de manutenção mensais, semestrais ou anuais também fracassou, sendo recusada por muitos que não concordavam em pagar valores periódicos após terem adquirido a licença, mesmo o valor mensal sendo aproximadamente 1/3 do valor de um sistema em nuvem.
Dessa forma a estrutura não pôde mais ser mantida e as atividades encerraram.
POR QUE AGORA HÁ PROBLEMAS EM REGISTRAR AS LICENÇAS?
O Logicar possuía o domínio comercial logicarrental.com.br. No servidor deste domínio estavam os códigos de autorização de vendas que geravam as chaves para o sistema.
Ao solicitar um registro de licença pelo programa, agora o sistema não pode mais acessar estes dados e ser autorizado, mesmo com a chave informada, infelizmente.
Não tive possibilidade de reaver o domínio comercial como consegui reaver este de suporte porque outra empresa (que também oferece sistema para locadoras) o registrou.
Como as atividades da empresa gestora do Logicar (Logicall) encerraram, nenhum registro mais poderia ser feito ou renovado em seu nome, o que acabou liberando o domínio comercial para compra novamente.
A outra empresa percebeu e aproveitou a oportunidade registrando o domínio comercial do Logicar Rental em meados do ano passado (2020), assim como o domínio da própria Logicall, como tática comercial para atrair e redirecionar os interessados no Logicar e clientes.
(O mundo é dos espertos, como dizia a vovó).
Assim não é mais possível restabelecer o sistema de autenticação das licenças.
Felizmente a empresa que registrou o domínio comercial não tinha conhecimento deste domínio de suporte, pois acredito que o teriam registrado também e não seria possível notificar os usuários sobre o que ocorre.
TODAS AS LICENÇAS PODEM SER PERDIDAS? POR QUE?
Muitas licenças não tem prazo de expiração e não serão invalidadas, mas não podem ser registradas novamente.
Por exemplo, se formatar uma máquina ou trocar de servidor, a licença não pode mais ser autenticada pelos motivos descritos na questão anterior.
Algumas licenças como as do plano Micro e Standart podem perder sua validade.
Isso porque o Logicar V6 herdou o sistema de planos da versão anterior (V5), a qual trabalhava com mensalidades e anuidades, mesmo sem cobrá-las no V6. Estas licenças precisam de renovações mensais ou anuais, que ocorriam automaticamente e agora não conseguem mais ser autorizadas.
COMO RESOLVER O PROBLEMA DA LICENÇA AGORA?
Como solução alternativa, conhecendo como o sistema funciona no computador, desenvolvi um aplicativo licenciador. Este aplicativo gera, autentica e registra a licença localmente, no próprio PC ou notebook, sem precisar de conexão com o domínio externo.
Este licenciador gera uma "chave mestra" que servirá para registrar qualquer computador, tanto servidor como estação de rede. E é definitivo, ou seja, pode ser usado pra sempre, quando precisar.
O aplicativo é configurado para gerar exclusivamente as licenças da locadora, vinculadas ao CNPJ da empresa.
O custo do licenciador é de R$ 500,00 (quinhentos Reais) e pode ser parcelado no cartão de crédito. Por boleto ou Pix, tem 5% de desconto.
POR QUE O VALOR É COBRADO PARA TER O LOGICAR FUNCIONANDO NOVAMENTE?
Como dito anteriormente, não trabalho mais no Logicar.
Por minha conta, como pessoa física, tive que fazer investimentos financeiros e de tempo profissional para poder ter condições de fornecer o licenciador e recuperar o canal de suporte.
Desenvolvimento e testes do licenciador, escrever e ilustrar as instruções, registro e hospedagem deste domínio de suporte, recuperação da lista de clientes, envio de notificações para os clientes, estudo e rescrita dos códigos de comunicação com o programa, montagem das páginas de notificação (como esta), são alguns exemplos do que realizei por conta própria.
Sendo assim, o cálculo tem como base o investimento pessoal e a economia dos clientes que ainda utilizarão o Logicar pelo tempo que quiserem, visto que outros sistemas cobram mensalidades. O resultado é um custo / benefício satisfatório para todas as partes.
O licenciador resolve definitivamente os registros do programa, evitando a migração forçada para um sistema pago mensalmente. 500 reais é o equivalente a 2 ou 3 mensalidades de um programa médio.
E isso não me trará nenhum lucro permanente ou de longo prazo, pois o número de locadoras utilizando o sistema é baixo. O benefício de mais longo prazo neste caso é da locadora usuária.
Eu ainda terei que arcar com os custos para manter este domínio ativo por um tempo ainda indefinido, por exemplo.
SERIA MELHOR USAR OUTRO PROGRAMA MAIS MODERNO?
Como profissional digo que sim.
É sempre melhor trabalhar com sistemas que possuem atualizações constantes e suporte dedicado, além das amplas facilidades que sistemas mais modernos podem oferecer. Porém cobram mensalidades, é claro.
O Logicar é um sistema de modelo mais antigo mas entendo que atende bem a maioria das demandas de uma locadora, por isso tantos ainda o utilizam.
O Logicar Rental V6 não será mais atualizado e meu suporte não pode ser total, apenas parcial e por demanda. Além de ser um programa descontinuado, ou seja, não é mais comercializado e não possui garantias contratuais.
Cabe aos clientes usuários avaliarem o que pesa mais entre prós e contras.
Optando pelo uso do Logicar, disponibilizo-me a oferecer suporte no que eu conseguir.
QUE SUPORTE POSSO TER E COMO?
O suporte pode ser solicitado pelo e-mail suporte@logicar.net.br ou diretamente no meu WhatsApp (11) 97094-8023.
Informo que não tenho como alterar os códigos do programa para atualizá-lo, sendo assim, em casos de pequenos bugs não posso resolver no momento.
Tenho condições de orientar sobre o uso do programa e realizar correções em alguns dados.
Correções de dados como: eliminar cadastros duplicados, reabrir contratos fechados para reajuste de valores, liberar veículos que estão "presos" como alugados ou manutenção, por exemplo, podem ser feitos.
O suporte solicitado será agendado para um horário que terei disponível no dia e terá um valor a partir de R$ 60,00 (sessenta reais) por 1 hora.
Na grande maioria dos casos 1 hora é suficiente para resolver.
Para casos que tomem mais de 1 hora o valor será previamente combinado.
O suporte pode incluir alteração de dados remotamente ou até, se necessário, acesso remoto ao computador do solicitante.
Assuntos relacionados à configurações de rede devem ser tratados com seu técnico. Também não tenho como prestar suporte à isso.
UMA LOCADORA QUE NÃO É CLIENTE PODE LICENCIAR O LOGICAR?
Sim, pode. Mas não recomendo.
Não realizo a comercialização do sistema (com contrato) porque o Logicar foi descontinuado. Mas posso fornecer o licenciador para qualquer CNPJ.
No caso, não sendo cliente, o valor do licenciador é de R$ 800,00.
Mas, novamente, NÃO RECOMENDO que utilizem o sistema para iniciar as operações de uma locadora. Outros sistemas podem atender melhor com suporte mais adequado.
OS SERVIÇOS PRESTADOS SÃO AUTORIZADOS?
Presto os serviços de suporte e comercializo o licenciador como pessoa física e não em nome de alguma empresa.
Os envolvidos no projeto Logicar foram notificados por mim que assumiria pessoalmente o que conseguisse. Não houve objeções e, como mais ninguém tem condições de envolver-se em assuntos relacionados ao Logicar, concorda-se que alguma ajuda fornecida é melhor que nenhuma.
Sendo assim, se precisar, estou à disposição para ajudar no que for possível relacionado ao Logicar Rental.
Espero ter esclarecido as dúvidas.
Atenciosamente à todos,
Renato Barbosa
Solicitação de suporte: